Gestão Criativa de Negócios - Design Thinking + Branding+ Cool Hunting

  • Onde Cursar: Cidade Jardim
  • Público Alvo:

    Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com inovação e design, marketing, comunicação, empreendedores e aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema. Devido ao caráter transdisciplinar das metodologias, estas poderão ser aplicadas em diferentes desafios de uma instituição, podendo beneficiar iniciativas de diversas áreas afins, tais como: desenvolvimento, administração, finanças e recursos humanos.

Aplique a Criatividade, a Inovação e o Design para criar novas oportunidades para o seu negócio. A Faculdade IBS inova ao ofertar em Belo Horizonte ensino inédito que contempla um novo modelo de gestão utilizando ferramentas do design para criar novas competências gerenciais.

 

Esta iniciativa tem a orientação estratégica do IED - Istituto Europeo di Design, uma escola de renome internacional, com mais de 50 anos de experiência na área do Design, inovação e gestão de disciplinas criativas. Conheça:

 

Pensamento estratégico do design para apoiar a Gestão Criativa dos negócios.

As grandes transformações atuais, como as mudanças de comportamento e valores nas pessoas, a globalização e a alta competitividade, são grandes desafios para profissionais e empresas. Em uma realidade desafiadora e com amplo acesso à informação, como se destacar, fazer diferente, ser mais eficaz e, principalmente, perceber melhor demandas e oportunidades?

 

O Design como um processo de Gestão Criativa possibilita a contextualização da criatividade como competência estratégica para gerir negócios, projetos e processos. Neste sentido, o design reúne um conjunto de abordagens e ferramentas poderosas para quem busca alcançar resultados expressivos, de forma criativa, desenvolvendo novos negócios e gerando inovação, estratégias de posicionamento de marca e visão consistente sobre os futuros modelos de consumo.

 

O curso de extensão de Gestão Criativa oferece uma experimentação em três abordagens complementares: Design Thinking, Branding e Tendências de Consumo, para que os participantes possam exercitar de forma prática um conjunto de processos e ferramentas criativas voltadas para resolução de problemas e geração de soluções inovadoras centradas nas pessoas, o desenvolvimento de estratégias e gestão de marca além de possibilitar antecipar padrões e diferenciais para produtos, serviços e marcas adequados aos novos modelos de consumo.

Apresentação dos recursos oferecidos e os resultados obtidos para a Gestão Criativa de Negócios pela aplicação do Design Thinking, exercício prático das diferentes fases criativas da construção de uma estratégia de Branding e estimular a capacidade interpretativa do participante sobre os novos comportamentos e modelos de consumo.

Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com inovação e design, marketing, comunicação, empreendedores e aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema. Devido ao caráter transdisciplinar das metodologias, estas poderão ser aplicadas em diferentes desafios de uma instituição, podendo beneficiar iniciativas de diversas áreas afins, tais como: desenvolvimento, administração, finanças e recursos humanos.

COORDENAÇÃO


Fabiano Pereira

Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian Design pelo IED de Milão e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como consultor convidado, do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.

 

Especialista em Processos de Inovação, Projetos de Design Estratégico, Processos Criativos e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Novos Negócios do IED Cried e responsável pela reestruturação do curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do IED Brasil.

 

Atua como consultor para empresas e entidades, tais como Sebrae, Philips Design, Inside Office, Senai e The Impact Hub SP. 

 

Possui mais de 15 anos de experiência na gestão e implementação de processos de formação em design e inovação, tendo atuado como docente das seguintes instituições: IED SP, FAAP e FGV. Cocriador do projeto “Experimentando Design Thinking”, que desenvolve workshops e vivências práticas na geração de soluções inovadoras para empreendedores e agentes de inovação social. Responsável pelo projeto de implementação dos laboratórios de inovação e design realizados pelo IED no setor de artesanato do ACRE - Acre Latex Design Lab, e no setor calçadista de Birigui – Design Lab Birigui.


https://www.linkedin.com/in/fabianovirginiopereira @fcircunflexo

IED | Istituto Europeo di Design

O IED NO MUNDO E O MUNDO NO IED

O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas.

 

Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.

 

Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Istituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.

 

Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

1. Design Thinking - 16h

Como forma de fixação destes conceitos, os participantes terão a oportunidade de desenvolver as etapas de “imersão”, “empatia”, “ideação”, “prototipagem” e “teste” das soluções geradas por meio de técnicas de co-criação:

  • Aspectos sócio-culturais e mercado;
  • Cultura organizacional: pensamento vertical x pensamento lateral;
  • Criatividade e engajamento de equipes;
  • Cadeia de valor de inovação e Design Thinking.

2. Branding - 16h

Na etapa de imersão serão apresentados os conceitos teóricos e o método de construção de marcas, incluindo as ferramentas e as técnicas de pesquisa que serão utilizadas na fase prática:

  • Introdução ao branding;
  • A fase estratégica;
  • Experiência da marca;
  • A construção da Identidade;
  • A gestão da marca;

3. Tendências, Comportamento do Consumidor e Design - 12h

A disciplina oferece aos participantes uma abordagem sofisticada para identificação de tendências e dinâmicas atuais de mercado, visando estimular a capacidade interpretativa sobre o impacto dos comportamentos das pessoas nos novos modelos de consumo, por meio de uma metodologia multidisciplinar, utilizando conhecimentos de tecnologia, inovação e design.

  • O cenário contemporâneo e a pesquisa de tendências;
  • Tendências: definições teóricas e aplicações ao mercado;
  • Os processos de difusão de novas tipologias de consumo;
  • Safáris urbanos e imersões práticas;
  • Transformando tendências em estratégias

Carga horária: 48 horas

 

 

CRONOGRAMA:

MÓDULO 1 | Design Thinking - 16h

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

09/04/2018

10/04/2018

11/04/2018

12/04/2018

 

MÓDULO 2 | Branding - 16h

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

23/04/2018

24/04/2018

25/04/2018

26/04/2018

 

MÓDULO 3 | Tendências, Comportamento do Consumidor e Design - 12h

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

07/05/2018

08/05/2018

09/05/2018

 

FECHAMENTO

Quinta-feira

10/05/2018

 


Este curso será ministrado em parceria com o IED | Istituto Europeo di Design.

Os participantes irão explorar de forma prática a relação entre os valores, desejos e comportamentos dos usuários, por meio da visão sistêmica, multidisciplinar e contextual. Os três temas serão abordados separadamente, sendo 12h dedicadas à cada tema, enriquecendo assim a troca de experiências e conhecimentos obtidos sobre aspectos estratégicos do design para Gestão Criativa de Negócios.

Os certificados serão emitidos pela IED e Faculdade IBS e entregues aos participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária.

UNIDADE DIAS DE AULAS DATA DE INICIO TURMA PROVA 1A CHAMADA PROVA 2A CHAMADA
Cidade Jardim Segunda a Quinta - Quinzenal 09/04/2018 03