Gestão Estratégica de Inovação

  • Onde Cursar: Cidade Jardim
  • Público Alvo:

    Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com inovação e design, marketing, comunicação, empreendedores e aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema. Devido ao caráter transdisciplinar das metodologias, estas poderão ser aplicadas em diferentes desafios de uma instituição, podendo beneficiar iniciativas de diversas áreas afins, tais como: desenvolvimento, administração, finanças e recursos humanos.

O curso de Gestão Estratégica de Inovação, oferecido pelo IED Brasil em parceria com IBS, apresenta uma visão panorâmica sobre os principais conceitos e metodologias de Gestão da Inovação e Design.

 

Neste sentido, o curso irá abordar a importância inovação para o posicionamento estratégico de mercado em empresas e instituições, os pré-requisitos necessários à adoção da referida política de gestão, os benefícios da sua introdução de forma sistêmica em relação às operações envolvidas e a identificação e articulação da cadeia de valor de um negócio.

 

Vamos apresentar aos alunos as competências e as ferramentas necessárias à adoção da Gestão da Inovação e do Design, como política de importância estratégica para identificação de novos cenários de mercado, transformação e geração de novas modalidades de negócios, além de fornecer aos alunos conceitos práticos sobre organização metodológica necessária à utilização das competências do Design como elemento estratégico de transformação e geração de novos negócios.

 

É estruturado em três abordagens complementares: Gestão e Desafios de Inovação, Design Estratégico e Inovação, Novos Paradigmas de Gestão, para que os participantes possam exercitar a construção de uma capacidade profunda e sistêmica para gerar soluções inovadoras comprometidas com os resultados para empresas de diversos segmentos e volumes de faturamento.

O curso tem como objetivo propiciar ao participante a introdução aos conceitos de Gestão da Inovação e Design em relação ao planejamento estratégico de empresas e instituições, a aplicação destes conceitos de forma sistêmica, voltados à identificação e articulação da cadeia de valores agregados envolvidas no negócio, a geração de novos negócios, de novos serviços, de novas soluções em design, produtos e novas oportunidades de mercado.

Estudantes, recém-formados ou profissionais que atuam com inovação e design, marketing, comunicação, empreendedores e aqueles que desejam ampliar os conhecimentos sobre o tema. Devido ao caráter transdisciplinar das metodologias, estas poderão ser aplicadas em diferentes desafios de uma instituição, podendo beneficiar iniciativas de diversas áreas afins, tais como: desenvolvimento, administração, finanças e recursos humanos.

COORDENAÇÃO


Fabiano Pereira

Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em Italian Design pelo IED de Milão e “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como consultor convidado, do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.

 

Especialista em Processos de Inovação, Projetos de Design Estratégico, Processos Criativos e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Novos Negócios do IED Cried e responsável pela reestruturação do curso de Pós-Graduação em Design Estratégico e Inovação do IED Brasil.

 

Atua como consultor para empresas e entidades, tais como Sebrae, Philips Design, Inside Office, Senai e The Impact Hub SP. 

 

Possui mais de 15 anos de experiência na gestão e implementação de processos de formação em design e inovação, tendo atuado como docente das seguintes instituições: IED SP, FAAP e FGV. Cocriador do projeto “Experimentando Design Thinking”, que desenvolve workshops e vivências práticas na geração de soluções inovadoras para empreendedores e agentes de inovação social. Responsável pelo projeto de implementação dos laboratórios de inovação e design realizados pelo IED no setor de artesanato do ACRE - Acre Latex Design Lab, e no setor calçadista de Birigui – Design Lab Birigui.


https://www.linkedin.com/in/fabianovirginiopereira @fcircunflexo

IED | Istituto Europeo di Design

O IED NO MUNDO E O MUNDO NO IED

O Istituto Europeo di Design – IED é uma rede internacional de formação e pesquisa em Design, Moda, Comunicação Visual e Gestão de disciplinas criativas.

 

Desde sua inauguração, em 1966, o IED se apresenta como um centro de propostas fortemente inovadoras, com um modelo educacional pragmático e culturalmente rico.

 

Reunindo as melhores características das escolas profissionalizantes e da Academia, o Istituto é a realização de uma instituição modelo, apoiada na síntese do pensamento do seu fundador e atual presidente, Francesco Morelli: “Saber e saber fazer”.

 

Possui sedes atualmente na Itália – Milão, Como, Roma, Florença, Veneza, Turim e Cagliari; na Espanha – Madri e Barcelona; e no Brasil – São Paulo e Rio de Janeiro e, começando pela China, expande sua presença internacional com atenção especial aos países protagonistas da nova economia, continuando a ser um projeto cultural e empreendedor em constante transformação.

  1. 1.      Gestão e Desafios da Inovação - 16h

Os participantes serão engajados com o tema da Gestão Estratégica da Inovação e Design através da análise critica dos principais desafios de inovação dos negócios contemporâneos e das conexões existentes entre a visão de futuro de uma organização e o tema da gestão da inovação. De maneira critica será discutido o papel da cultura de inovação e suas dimensões estratégicas nas empresas, além da sua importância no novo cenário competitivo.

 

Principais tópicos:

  • Tendências e desafios de inovação nos negócios contemporâneos,
  • Benchmarking de soluções de inovação, design e tecnologias,
  • Competitividade X percepção de valor,
  • Como construir e gerenciar uma agenda de inovação?
  • Ferramentas e abordagens facilitadoras dos processos de inovação.

 

  1. 2.      Design Estratégico e Inovação - 16h

Contextualizando o tema da criatividade na gestão da inovação dos negócios contemporâneos, serão apresentadas um conjunto de abordagens voltadas para aplicação do pensamento do design como estratégia de fortalecimento da cadeia de valor do negócio, discutindo criticamente a relação existente entre pensamento do design e cultura da inovação como processo estratégico de criação, gerenciamento e implementação de novas soluções de mercado.

 

Principais tópicos:

  • Criatividade e liderança na gestão da inovação,
  • Cadeia de Valor de Inovação e Design,
  • Design Thinking,
  • Human-Centered Design,
  • Design Driven Innovation.

 

  1. 3.      Novos Paradigmas de Gestão - 16h

O tema da liderança e da criatividade na Gestão Estratégica da Inovação e Design pressupõem a implementação de novos paradigmas de gestão nos negócios contemporâneos. Os participantes serão engajados por meio de exercícios práticos relacionados com a compreensão dos novos modelos de gestão a partir de estudos de caso reais, necessários para garantir a percepção de valor de produtos e serviços e para identificação de novas oportunidades de inovação voltadas para expansão dos negócios.

 

Principais tópicos:

  • Novos paradigmas da gestão e liderança criativa,
  • Abordagens criativas para redefinição dos desafios internos e externos,
  • Gestão do conhecimento e cultura de inovação,
  • Estratégias para resolução de problemas baseados nos indícios fornecidos pelos usuários.
  • Cultura organizacional criativa.

Carga horária: 48 horas

 

CRONOGRAMA:

Sexta-feira

Sábado

15/06/2018

16/06/2018

29/06/2018

30/06/2018

13/07/2018

14/07/2018

27/07/2018

28/07/2018

Os participantes irão desenvolver atividades teóricas e práticas para exercitar as competências necessária para organização de uma agenda de inovação comprometida com os desafios do negócio. Durante o curso, serão analisados “cases de mercado” tendo como objetivo garantir maior profundidade e enriquecimento do discurso sobre Estratégia, Inovação e Design.


Os três temas do curso serão abordados separadamente, sendo 16h dedicadas a cada tema, enriquecendo assim a troca de experiências e conhecimentos obtidos sobre aspectos relevantes para a Gestão Estratégica de Inovação.

Os certificados serão emitidos pela IED e Faculdade IBS e entregues aos participantes que cumprirem pelo menos 75% da carga horária.

UNIDADE DIAS DE AULAS DATA DE INICIO TURMA PROVA 1A CHAMADA PROVA 2A CHAMADA
Cidade Jardim Sexta e Sábado - Quinzenais 15/06/2018 01