MBA em Gestão: Comercial

  • Onde Cursar: Cidade Jardim , Vetor Norte , Betim , Contagem , Governador Valadares , Montes Claros , Teófilo Otoni , Sete Lagoas
  • Público Alvo:

    Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área. Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão comercial como forma de maximizar o resultado da organização de forma sustentável.

    Gestores  que  busquem  aperfeiçoar  competências  relacionadas  à  liderança  de  equipes,  à visão estratégica e às decisões relativas ao processo comercial.

O curso oferece um quadro referencial que permite a imediata aplicação dos conceitos apresentados, verificando a prática comercial das organizações que são consideradas referenciais – benchmarks – em todo o mundo. Durante as aulas os participantes vão se familiarizar com os conceitos e técnicas modernas de Gestão Comercial, através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas de sucesso. Tem foco no desenvolvimento das habilidades gerenciais, enfatizando as mais modernas técnicas de gestão de pessoas e atingimento de resultados. Por último é ministrado por uma equipe formada por diversos especialistas que juntam uma excelente formação acadêmica com a experiência prática de ter gerenciado organizações que são líderes nos mercados em que operam.

OBJETIVOS GERAIS:

Desenvolver uma visão holística das atividades empresariais, focando na criação de valor para a empresa.

Oferecer conhecimentos técnicos aos alunos para se tornarem gestores líderes, tanto no ambiente das organizações nas quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

Relacionar o ferramental teórico à prática de gestão, por meio de um jogo de negócios.

Trabalhar o autoconhecimento de competências comportamentais para instrumentalizar o aluno a elaborar de um projeto de carreira. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Módulo básico de gestão: estrutura curricular comum aos cursos de outras áreas de conhecimento. 

Desenvolver a visão estratégica do aluno.

Desenvolver habilidades básicas de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

Profissionais que tenham concluído a graduação e com, no mínimo, cinco anos de experiência na área. Profissionais cujo ponto alcançado em suas carreiras os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica. Profissionais que desejam ampliar os conhecimentos na área da gestão comercial como forma de maximizar o resultado da organização de forma sustentável.

Gestores  que  busquem  aperfeiçoar  competências  relacionadas  à  liderança  de  equipes,  à visão estratégica e às decisões relativas ao processo comercial.

O Corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas.

João Baptista de Paula Vilhena Soares

JOÃO BAPTISTA VILHENA - Presidente e Sócio do Instituto MVC. Mais de 30 anos de experiência profissional em treinamento, consultoria e coaching, nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. Já atendeu mais de 200 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA em 2006, 2007 e 2010; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); CRIARH; ABTD; ExpoVendaMais. É Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV . Autor dos livros Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa (ed. ABTD); Negociação e Influência em Vendas (ed. MVC); Certificação da Área Comercial (ed. MVC). Co-autor de 4 livros: Manual de T&D (ed. ABTD); Gigantes da Venda (ed. Landscape), Gestão de Marketing (ed. FGV) e Gestão Social: metodologia e casos (ed. FGV). Colunista da Revista VendaMais há 7 anos, escreve regularmente artigos e resenhas em veículos especializados. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT; produziu dois programas de e-learning - Vendas Consultivas e Negociação Comercial

Gestão de Pessoas

Negociação e Administração de Conflitos

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Gestão Estratégica

Economia Empresarial

Matemática Financeira

Contabilidade Financeira

Marketing

Jogos de Negócios 

Estratégias de Vendas e Políticas Comerciais

Planejamento e Controle de Vendas

Administração de Vendas

Desenho e Gestão dos Canais de Vendas

Aspectos Legais nas Relações de Consumo

Marketing no Ambiente Digital

Gestão da Lealdade dos Clientes

Formulação da Política Comercial

Carga Horária Total: 432h/a
MÓDULO INTERNACIONAL – 40h/a (opcional)
Carga Horária Total: 472h/a

Todas as disciplinas do curso serão inicialmente disponibilizadas apenas na modalidade presencial. Posteriormente, as disciplinas componentes do módulo ênfase e dos fechamentos também serão disponibilizadas na modalidade on-line.

O MBA em Gestão Comercial da FGV apresenta alguns diferenciais em relação aos programas similares, dentre esses, o acúmulo de mais de 120 turmas já realizadas, o que significa já ter formado mais de 6 mil profissionais.

Aos alunos que concluírem o MBA Pós-Graduação Especialização (atendidos os requisitos previstos para aprovação) e o Módulo Internacional será concedido um certificado de MBA Internacional emitido pela Fundação Getulio Vargas e um certificado do Módulo Internacional da escola estrangeira escolhida.

Aos alunos que não optarem pelo Módulo Internacional será emitido um certificado de MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas. 

*Sistema de Avaliação e Obtenção do Certificado de Especialização

a) frequentar, no mínimo, 75% de todas as atividades programadas;

b) obter nota igual ou superior a 7 (sete), em cada uma das disciplinas;

c) apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), obtendo no mesmo, nota igual ou superior a 7 (sete).

O TCC é desenvolvido individualmente, tendo como base o trabalho feito em grupo para a disciplina Bases para Formulação da Política Comercial. Cada aluno deverá escolher um dos temas abordados no trabalho e utilizá-lo para elaboração de uma análise crítica, onde o aluno deverá desenvolver um referencial teórico do tema e relacioná-lo com a decisão tomada no trabalho.