Advogados investem em Gestão Jurídica De Empresas

Advogados investem em Gestão Jurídica De Empresas

Data de publicação: 06/03/2012

Bacharel amplia mercado de atuação tornando-se um facilitador entre as partes, com visão geral e estratégica e dos negócios.

 

Há alguns anos as especializações no ramo do Direito se reduziam às áreas civil e penal, no entanto, hoje, com o crescimento da economia e da demanda, o advogado precisa estar apto para gerir as mais diversas situações no mundo empresarial. A procura por profissionais que sejam gestores de assuntos jurídicos e capazes de dialogar com as mais variadas áreas da empresa vem aumentando nos últimos anos. Segundo o professor e coordenador do curso LLM em Direito Empresarial da IBS/FGV, Rafael Almeida, é preciso que o profissional tenha uma visão geral e estratégica dos negócios. Não basta ter os conhecimentos de Direito. “É necessário conhecer as conseqüências de colocar um produto no mercado, qual o impacto dos tributos, os tipos de relações que as empresas vão estabelecer com seus fornecedores. Ele precisa ser um facilitador entre as partes”, salienta.

 

O curso LLM em Direito Empresarial, organizado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, representada em Belo Horizonte pela IBS Business School, proporciona aos alunos instrumental e habilitação necessários para que tenham meios de desenvolver um conhecimento complementar às suas atividades profissionais. O especialista em Direito Empresarial é formado com uma visão atual do Direito em seu aspecto empresarial, enfatizando o aprendizado em estudos de casos práticos para a resolução de situações da rotina de trabalho.

 

O curso é focado em bacharéis que atuem ou pretendam atuar na área de Direito Empresarial, mas, de acordo com Almeida, tem crescido a procura de profissionais de Economia, Finanças, Engenharia, Contabilidade, Auditoria, Comunicação, Recursos Humanos e Administração, bem como Executivos e Administradores de empresas privadas, de economia mista, de organizações do Terceiro Setor e de gestores públicos; Líderes de mercado em suas áreas de atuação.

 

Rafael Almeida explica que grande parte dos profissionais vai lidar com processos das áreas trabalhista, tributária, civil, contratual, além do direito internacional, ambiental, sustentável, propriedade intelectual, tecnologia da informação. “Durante o curso, os alunos não ficam restritos somente ao conhecimento puramente jurídico do tema, mas irão discutirão aspectos econômicos, sociais e financeiros relacionados aos negócios. A nossa abordagem é interdisciplinar”, afirma.

 

As inscrições para o LLM em Direito Empresarial na FGV/IBS, em Belo Horizonte estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ibs.edu.br. O curso possui carga horária de 432 horas/aula, com aulas quinzenais, aos sábados.