Ministério do Esporte reconhece trabalho de professor da FGV

Ministério do Esporte reconhece trabalho de professor da FGV

Data de publicação: 04/08/2014

Matéria publicada originalmente no site FGV Notícias

 

O assessor da Presidência da Fundação Getulio Vargas e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE), Istvan Karoly Kasznar, teve seu trabalho como coordenador do Núcleo de Estudos das Contas e Gestão dos Esportes (NECE) reconhecido pela presidente do Comitê Gestor do Diagnóstico Nacional do Esporte (DIESPORTE) e diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte, Cássia Damiani. 

 

Na carta, destinada ao presidente da FGV Carlos Ivan Simonsen Leal, ela destaca a importância do estudo desenvolvido pelo professor por meio do NECE e sua contribuição pelo trabalho prestado junto ao DIESPORTE. 

 

“Seu trabalho, enquanto assessor da Presidência da FGV e coordenador do NECE, tem sido fundamental para o êxito dessa pesquisa de magnitude continental, com rigor científico impecável, metodologia sui generis empregada ao que requer a temática e presteza e agilidade na entrega dos produtos. Os resultados desse trabalho, além de inéditos para o país, serão referência como modelagem a ser empregada no Sistema Nacional de Avaliação do Esporte”, disse Cássia, referindo-se ao Levantamento do Financiamento do Esporte no Brasil – trabalho realizado em parceria com Fernanda Cruz Perrone Kasznar, Rubens Gomes e Fernando Yoshikai.

 

“Fizemos o primeiro e único modelo de financiamento público e privado do esporte no país. Deste modo, sabemos os valores, proporções, dinâmicas financeiras e implicações da realidade do financiamento do esporte no nosso país. Isto implica em otimização de políticas públicas desportivas”, explicou Istvan, que está estudando e pesquisando o Modelo de Financiamento Nacional da Educação, tendo em vista os royalties do petróleo. Trata-se de um trabalho realizado por meio do Programa de Estudo dos Estados e Municípios (PEEM) da FGV/EBAPE. 

 

O NECE – coordenado por Istvan desde 1989 – tem como objetivo investigar as finanças referentes ao esporte no Brasil, bem como seu grau de desenvolvimento. O núcleo promove também a qualificação, o desenvolvimento e o bem-estar social através de projetos de investimento, seminários e conferências, além de consultorias para instituições e organizações.