Redes revelam medo e crise de confiança nas polícias, aponta FGV/DAPP

Redes revelam medo e crise de confiança nas polícias, aponta FGV/DAPP

Data de publicação: 11/08/2014

Notícia publicada no FGV Notícias

 

Sensação disseminada de insegurança e forte crise de confiança na polícia são os dois sentimentos que melhor traduzem a realidade da segurança pública no Brasil. É o que indica o monitoramento realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV/DAPP), que registrou 312 mil menções nas redes sociais entre 1º e 8 de agosto. “Medo”, críticas à polícia e referências a crimes foram as situações mais relatadas.

 

A palavra “medo”, na nuvem de palavras, revela a dimensão da insegurança para os brasileiros. A sensação de vulnerabilidade à criminalidade aparece em termos como “assaltos”, “roubado”, “estupro” e até em situações como “sair de casa” e “andar na rua”. O gráfico de menções reforça esse cenário com o alto volume de referências a “roubo”, “homicídio”, “estupro” e “sequestro”. A percepção geral sobre as polícias é também bastante negativa: “violenta”, “corrupta” e “despreparada” são as opiniões mais frequentes.

 

A análise sobre o tema da segurança no Brasil foi publicada ontem, 11 de agosto, no jornal O Globo, sendo a quarta da parceria firmada entre a FGV/DAPP e o veículo. Já foram abordados, desde julho, os temas Água, Inflação e Habitação. As análises da FGV/DAPP, sempre relacionadas a temas de políticas públicas, serão publicadas todos os domingos até o final das eleições.

 

Leia mais sobre a iniciativa aqui