Número de empreendedores individuais ultrapassa 4,7 mi

Número de empreendedores individuais ultrapassa 4,7 mi

Data de publicação: 28/01/2015

Em janeiro foram registrados no País mais de 4,7 milhões de empreendedores individuais (EIs). O número representa um aumento de 23,37% em relação ao obtido em igual período de 2014.

 

Apesar de expressivo, o crescimento, porém, fica abaixo do obtido em janeiro do ano passado em comparação com janeiro de 2013, quando houve uma alta de 40%, conforme levantamento divulgado pelo Ministério da Previdência Social, com base em dados da Receita Federal.

 

Especialistas explicam que essa desaceleração é natural à medida que as informações sobre os regimes simplificados de tributação - o EI, assim como o Simples Nacional - são disseminadas. Assim, quem desejava empreender já tornou isso real.

 

Por outro lado, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Berti, prevê que, este ano, o número de empreendedores continuará a crescer, ultrapassando "facilmente" o volume anterior. "A média mensal é expressiva comparada a períodos anteriores e tem mais 11 meses para subir", disse.

 

O professor Tales Andreassi, coordenador do Centro de Empreendedorismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), entende que, "politicamente", o governo federal já sinalizou que apoiará o empreendedorismo nos próximos anos, o que já foi incluído até no discurso do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

 

Publicada no DCI Online