Jogo como ferramenta de desenvolvimento profissional

Jogo como ferramenta de desenvolvimento profissional

Data de publicação: 15/12/2015

Criatividade, iniciativa, liderança e convivência participativa são algumas das competências que o mercado busca atualmente nos profissionais. Para apoiar o desenvolvimento dessas e de outras soft skills em alunos de MBA online, a Fundação Getulio Vargas está lançando o ARGo – Alternate Reality Goals. O jogo foi criado com base em duas metodologias: ARGs – Alternate Reality Games – e MORPGs – Multiplayer Online Role-Playing Games. É o primeiro com essa estrutura, no mundo, a ser aplicado em cursos de MBA online.

 

Segundo Mary Murashima, diretora da SOL – área de produção das soluções educacionais do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV, a metodologia criada – que não é um jogo de negócios – terá impacto no desenvolvimento educacional. “Queremos mostrar como os elementos de ‘gamificação’ podem ajudar no processo de aprendizagem, principalmente considerando o perfil das novas gerações. Além disso, é preciso desenvolver as competências que estão relacionadas ao ambiente virtual, pois hoje é preciso virtual literacy para fechar negócios, consumir, contratar e estudar”, analisa Mary.

 

A proposta é motivar os alunos a encontrar soluções para problemas reais, por meio de uma narrativa central (front story) e de uma narrativa secundária de mistério (back story), que servirão como fios condutores. Combinando ficção e realidade, em cenários onde os participantes se misturam a personagens, e com o conceito dos jogos crossmidiáticos, que utilizam websites, mídias sociais, e-mail, whatsApp e mídia impressa, os estudantes competem, mas também colaboram entre si para o alcance das metas propostas. Dessa forma, o jogo estimula capacidades como estratégia, criatividade e pensamento crítico, além do networking entre participantes de diferentes localidades.

 

O jogo, que será oferecido para turmas de MBA iniciadas a partir de março, não tem participação obrigatória e estará disponível, durante um período de aproximadamente seis meses, a todos os alunos da Rede Conveniada e dos Núcleos da FGV dos cursos de MBA online de Gerenciamento de Projetos (UCI), Gestão Empresarial, Gestão Financeira e Marketing, distribuídos em equipes multidisciplinares e multirregionais. O diferencial do ARGo é a forma como as narrativas e os desafios são apresentados aos participantes, utilizando múltiplas plataformas, mesclando elementos do mundo real e virtual, já realidade nas empresas atualmente.

 

Os estudantes, divididos em equipes de até nove participantes, irão decifrar mistérios e participar de desafios, com base na narrativa da criação de uma empresa multinacional fictícia, na área de bioquímica. Eles poderão contar com o auxílio das ferramentas tecnológicas, de um coach e de um ambiente de discussão e interação. Os vencedores de cada desafio serão premiados com pontos. No fim do jogo, a equipe que terminar em primeiro lugar ganha bolsa de estudo em cursos de aperfeiçoamento de média duração online, além de livros.

 

Confira o vídeo explicativo sobre o jogo.