Diretor de Integração Acadêmica da FGV participa de coletiva de imprensa sobre adoção de sustentabilidade no ensino

Data de publicação: 21/06/2012

O diretor de Integração Acadêmica da FGV, professor Antonio Freitas, participou ontem de coletiva de imprensa na Rio+20 sobre os esforços que instituições de ensino superior vêm realizando para adotar questões e práticas sustentáveis em seus currículos, pesquisas e campus.

Na coletiva, Freitas afirmou que o Brasil “é líder em sustentabilidade” e citou a importância da educação continuada para transformar estudantes oriundos de um ensino muitas vezes deficiente em profissionais e executivos competitivos internacionalmente. “Este é um papel que a FGV cumpre muito bem, com seus MBAs e cursos de curta duração”, acredita. E ressalta. “E é o investimento em educação hoje, em cidadãos preparados e felizes,  que garantirá menores gastos  governamentais em previdência, presídios, no futuro”.

Freitas, que é presidente do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração (CLADEA), membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Principles for Responsible Management Education (PRIME – ligado a ONU), participou na semana passada do Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20, em que defendeu a inclusão da sustentabilidade nos currículos escolares. Freitas presidiu a comissão que redigiu o parecer e a resolução que definem a obrigatoriedade do ensino de sustentabilidade como parte das Diretrizes Curriculares de Educação Ambiental.

Também fizeram parte da coletiva Bernard Belletante, da Euromed Management (França), o professor Pei Gang, da Tongji University, (China), e o professor Konrad Osterwalder, reitor da UN University e sub-secretário geral da Organização das Nações Unidas.

A coletiva de imprensa aconteceu no Riocentro.