Ciências Econômicas - | IBS

Ciências Econômicas

  • Onde Cursar: BH
  • Público Alvo:

O bacharel em Ciências Econômicas terá em sua formação um enfoque na excelência gerencial, nas questões empreendedoras, na interação com as pessoas e nos processos, Estará apto a desempenhar suas funções em instituições públicas, industriais, comercias, financeiras e de serviços, embasado em conhecimentos científicos, técnicos, e políticos relacionadas com a economia. Imbuído de sólida consciência social indispensável ao enfrentamento das situações emergentes na sociedade politicamente organizada. O profissional estará capaz de enfrentar tais transformações, contextualizadas na sociedade brasileira, percebidas no conjunto das funções econômicas mundiais.

O curso de Ciências Econômicas tem como objetivo formar, científica e profissionalmente, os alunos ingressantes, capacitando-os a identificar, formular e resolver questões ligadas às ciências econômicas.

Mario Fernando Soares

Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, 2014-2017; Membro da Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) do CRCMG, 2013-2017; Coordenador do Grupo de Estudos Técnicos de Perícia e Arbitragem do CRCMG desde 2013 e Membro desde 2008; Membro do Grupo de Estudos Técnicos de Ensino do CRC/MG, 2010-2016; Conselheiro Fiscal da Cooperativa de Crédito Sicoob Nossacoop, 2017-2019; Membro do Conselho da Cooperativa de Crédito Siccob Nossacoop de 2010-2016; Membro Efetivo Perpétuo da Academia Mineira de Ciências Contábeis, Proclamado, 2011 -  Cadeira 61. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, Lotado na Câmara de Ensino Superior 2016-2018. Doutorando em Direito, PUC/MG 2016/2019; Mestre em Administração, Centro Universitário Unihorizontes, 2007; Especialista em Perícia Contábil, Centro Universitário Newton de Paiva, 2005; Especialista em Docência do Ensino Superior, Centro Universitário Newton de Paiva, 2004; Especialista em Consultoria Organizacional FEAD, 2000; Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Newton de Paiva, 2002; Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Unihorizontes 2007-2009 e 2016-2018, Coordenação do Curso de Pós-Graduação de Gestão Contábil e Tributária 2009-2011; Professor titular nas disciplinas de Fundamentos em Contabilidade, Contabilidade gerencial, Perícia contábil e contabilidade societária dos Cursos de graduação de Ciências Contábeis, Direito e Administração do Centro Universitário Unihorizontes; Professor titular na Faculdade IBS-FGV da disciplina de Contabilidade Geral, Contabilidade Gerencial, Administração Orçamentária e Controladoria; Professor da disciplina de Contabilidade Aplicada a Cooperativa de Crédito no Curso de Pós-graduação em Cooperativismo da Cecremge / Unihorizontes desde 2014; Professor no Curso de Pós-graduação em Direito Empresarial da Faculdade Milton Campos na disciplina de Contabilidade Empresarial; Professor no Curso de Pós-graduação em Gestão de Negócios da PUC/MG na disciplina de Contabilidade Gerencial; e Professor no Curso de Pós-graduação em Perícia Contábil na disciplina de Perícia em Recuperação Judicial desde 2018; Sócio Diretor da Demorais Gestão Contábil e Empresarial Ltda., desde 2003. Sócio Diretor da DMRS Pericia e Consultoria Empresarial Ltda, desde 2016; Sócio Diretor Administrativo/Financeiro do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda., 2009-2015; Palestrante em diversas Instituições e universidades com a abordagem no tema da Atuação do Profissional Contador em Perícia Contábil; Produção de artigos acadêmicos da área contábil, produção de textos técnicos das áreas de contabilidade para revistas, participação em entrevistas em TV com temas de atuação do profissional contador em demandas de perícia.

Polimentos Profissionais

A Faculdade IBS considera que a educação superior deve, necessariamente, contemplar a formação integral do estudante. É na faculdade que ele vivencia os anos mais importantes e decisivos da sua vida, quando atinge a maioridade e precisa tornar-se economicamente ativo. Desenvolvidos os seus atributos, ele estará apto a participar ativamente dos processos da organização que o contratar, interagindo com o seu ambiente e mantendo ou ampliando suas vantagens competitivas. Foi a partir desses pressupostos que a Faculdade IBS estruturou os Polimentos Profissionais, que fundamentam o maior diferencial de seus cursos. Trata-se de um componente curricular composto de conteúdos que desenvolvem as competências e habilidades, conhecimentos esses que podem ser utilizados em situações específicas. Esses conteúdos são trabalhados durante todo o curso abordando competências como comunicabilidade, liderança, empreendedorismo, criatividade, ética, relação interpessoal, iniciativa, flexibilidade e adaptabilidade. 

A Faculdade IBS é a única com certificação da Fundação Getulio Vargas em Belo Horizonte para os cursos de Administração e Ciências Econômicas, e foi eleita por 5 vezes consecutivas a melhor Faculdade credenciada FGV do Brasil. O Programa de Certificação de Qualidade, iniciativa inédita no Brasil, foi criado em 2005 para compartilhar o conhecimento e a qualidade do ensino da FGV nos cursos de graduação de outras instituições do país.

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Certificação de Qualidade avalia periodicamente os cursos de graduação em Administração e Ciências Econômicas das certificadas em três níveis: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

O Programa de Certificação de Qualidade oferece capacitação para os professores, e fornece material didático e provas elaboradas pelos professores da FGV. Além disso, a Certificação de Qualidade conta com um campus virtual, no qual os alunos de todas as instituições certificadas podendo fazer download e upload de arquivos, acesso a biblioteca virtual e autoavaliação dos seus cursos.

As instituições que alcançam o padrão de qualidade FGV são certificadas, e os alunos, ao se formarem, recebem uma declaração, em conjunto com a FGV, atestando o status acadêmico da instituição.

A Certificação de Qualidade é um programa ligado à Diretoria Central de Qualidade e Inteligência de Negócios do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE) da FGV, que tem como uma das principais responsabilidades a garantia da qualidade dos serviços educacionais prestados pela Fundação.