Pós Graduação em Administração de Empresas - | IBS

Pós Graduação em Administração de Empresas

  • Onde Cursar: BH , Betim
  • Público Alvo:

     

    O programa é destinado a profissionais sem experiência gerencial, de qualquer área de atuação,que desejem empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantidavantagem competitiva no mercado.

    Destina-se, ainda, aos:

    ? Administradores com pouca experiência gerencial que precisem aliar teoria e prática;

    ? Profissionais de outras áreas de formação que aspirem uma formação robusta em gestão;

    ? Profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho e desejem se atualizar;

    ? Empreendedores, pequenos e médios empresários

 

Criado em 2003, o programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV iniciousuas atividades com 542 alunos inscritos, em 10 cidades localizadas nas mais diversas regiões dopaís.Atualmente, o programa conta com mais de 23.000 profissionais formados em todo Brasil. Essesucesso é resultado do constante investimento em qualidade e tecnologia, aliado à seleção dosmelhores professores do mercado e ao reconhecido padrão da FGV.

A partir de um conteúdo pedagógico atualizado e de ponta, associado a uma dinâmica quepromove a disseminação de conhecimentos sobre as diversas áreas gerenciais de uma empresa,os participantes aprendem os principais conceitos do universo da administração empresarial, quevão desde a área financeira e contábil a conceitos de estratégia e negociação.

Desta forma, o objetivo do Pós ADM FGV é formar profissionais, de qualquer área de atuação, nacarreira executiva, a partir do desenvolvimento de importantes habilidades gerenciais, além decapacitá-los por meio do uso de ferramentas gerenciais para enfrentar os desafios da economia eda tecnologia na nova era do conhecimento.

A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam aoparticipante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para troca de ideias e novoscontatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking, bem como para osucesso de sua vida e carreira profissional.

Ao final do curso, cada profissional estará mais preparado para liderar equipes, pensarcriticamente o negócio e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

 

O programa é destinado a profissionais sem experiência gerencial, de qualquer área de atuação,que desejem empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantidavantagem competitiva no mercado.

Destina-se, ainda, aos:

? Administradores com pouca experiência gerencial que precisem aliar teoria e prática;

? Profissionais de outras áreas de formação que aspirem uma formação robusta em gestão;

? Profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho e desejem se atualizar;

? Empreendedores, pequenos e médios empresários

O corpo Docente e de Coordenadores da Fundação Getulio Vargas é formado por pesquisadores, doutores, mestres e especialistas, titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem larga experiência profissional relativa ao programa que se apresenta. Os professores projetistas são profissionais altamente capacitados, com título de Ph.D, e destacada experiência nas suas áreas de atuação. Eles são responsáveis por apresentar os mais modernos conceitos e as ferramentas para uma gestão administrativa de sucesso, sempre afinados com as tendências do mundo empresarial. Além da exposição do conteúdo na TV, também desenvolvem, estrategicamente, as atividades que serão aplicadas aos alunos em cada uma das salas de aula espalhadas pelo Brasil, sempre orientadas por um professor local.


A seguir, segue a relação dos professores projetistas do programa Pós ADM:


*Prof. Paulo Roberto de Mendonça MottaDoutor em Administração Pública pela University of North Carolina, mestre em Ciência Política pela University of North Carolina, bacharel em Administração pela Ebape/FGV.


*Prof. Luis Henrique PereiraDoutor em Administração com ênfase em Marketing pela Eaesp/FGV. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com extensão em Project Management pela University of Birmingham (UK). Cursos de extensão por Harvard (BVLA e CPCL) e Curso de extensão por Babson College (Marketing & Entrepreneurship).

 

*Prof. Ricardo SarmentoDoutor, mestre e bacharel em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, RJ.


*Prof. Adrian Kemmer CernevDoutor, mestre e bacharel em Administração de Empresas pela Eaesp-FGV, SP.


*Prof. Jaci Corrêa LeiteDoutor e mestre em Administração pela USP, bacharel em Ciências Econômicas pela USP.


*Prof. Ricardo LopesDoutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis pela FAF/UERJ. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Mara Júnior e bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Sá.


*Prof. Hélio ArthurDoutor em Administração de Empresas pela Eaesp/FGV. Mestre em Administração de Empresas pela PUC - Rio. Bacharel em Economia pela University of Northern Iowa, EUA.


*Prof. Paulo Yazigi SabbagDoutor em Administração pela Eaesp/FGV, mestre em Engenharia pela Poli/USP, project management professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI), bacharel em Engenharia pela Poli/USP.


*Prof. Carlos Osmar BerteroPhD em Administração de Empresas pela Cornell University, mestre em Administração de Empresas pela Michigan State University, especialista em Desenvolvimento de Negócios Internacionais pela University of South Carolina, especialista em Administração pela Eaesp/FGV e bacharel em Filosofia pela USP.


*Profª. Isabela Baleeiro CuradoDoutora em Administração pela Eaesp/FGV, bacharel em Ciências Sociais pela USP.


*Prof. Antônio André NetoDoutor pela Coppe/UFRJ. Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. Pós-graduado em Administração de Empresas pela USP. Possui extensões em Mergers and Acquisitions pela University of Pennsylvania, EUA; Negociação pelo Harvard Negotiation Institute, EUA; International Management pela University of California, especialista em Construção de Máquinas pela Froehling Walzwerkmaschinenbau, Alemanha. É, ainda, Engenheiro Mecânico pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, SP.


*Prof. Ney PereiraPalestrante, escritor, consultor e especialista em Marketing pela FGV Management, possui aperfeiçoamento em neurolinguística e técnicas teatrais.


*Prof. José Carlos Franco de Abreu FilhoDoutor em Finanças pela PUC, mestre em Administração de Empresas pela Columbia University e bacharel em Engenharia Elétrica pela UNB.


*Prof. Rogério Mori – Eesp/FGVDoutor em Economia de Empresas pela Eesp/FGV, bacharel em Ciências Econômicas pela USP.


*Prof. Ricardo Spinelli de CarvalhoPhD em Análise de Decisões pela University of Lancaster,mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, bacharel em Engenharia Mecânica pela UFRJ.

Coordenação Pós-ADM

Coordenação Geral
Marcos de Andrade Reis Villela 
PhD, Manchester Business School, Inglaterra

 

 

Coordenação Acadêmica

Paulo Roberto de Mendonça Motta – FGV / EBAPE

PhD, University North Caroline, EUA

 

Coordenação Geral Adjunta

 

Ana Paula Borges Gonçalves - FGV / EBAPE
Doutora pela Fundaçao Getulio Vargas - Rio de Janeiro

  • Marketing Empresarial
  • Economia Empresarial 
  • Tecnologia da Informação
  • Gestão de Operações 
  • Negociação e Conflitos 
  • Contabilidade Geral 
  • Estratégia Empresarial
  • Gestão de Pessoas 
  • Gestão Financeira
  • Competências interpessoais 
  • Empreendedorismo e Inovação 
  • Gerenciamento de Projetos 
  • Matemática Financeira on-line 
  • Estrutura e Processos Organizacionais on-line
  • Direito Empresarial on-line 
  • Jogo de Negócios 
  • Análise do Plano de Negócios 
  • Trabalho de Conclusão de Curso

 

O programa conta com 17 disciplinas divididas em semestres de diferentes áreas temáticas e umde encerramento.

Os primeiros são independentes e sem pré-requisito, permitindo, assim, que o aluno inicie o cursoem qualquer semestre.

Em cada um deles, há também, uma disciplina on-line, que seráministrada totalmente via internet, através do site do FGV Online.

Desta forma, o aluno poderá acessá-las a qualquer momento do dia, no horário e local que lhesejam mais convenientes, além de contar, durante todo o período de realização da disciplina, como auxílio de um professor-tutor, que estará disponível para tirar dúvidas sobre todo conteúdo, nasala de aula on-line.

O semestre de encerramento é o último estágio do programa.

Os conceitos e ferramentasapreendidos nos semestres iniciais são amplamente utilizados e vivenciados nas disciplinas Jogode Negócios e Análise do Plano de Negócios, que subsidiarão o Trabalho de Conclusão de Curso.

Diversidade entre as áreas profissionais dos estudantes;


  • Portal de desenvolvimento profissional, apoiando o aluno à gestão de carreira;

  • Networking através da criação do Anuário de alunos;

  • Parceria com o site Vagas, através da comunidade Pós ADM, onde o aluno tem acesso a um dos maiores bancos de oportunidades no Brasil;

  • Parceria Internacional, com módulo de Miami de 40 h/a ( 1 semana), onde o certificará em Pós-Graduação Internacional em Administração de Empresas;

  • Ao concluir o Pós ADM, o aluno poderá fazer um dos MBAs padronizados oferecidos pelo FGV Management  com o aproveitamento de até 216 h/a.

  • Acessibilidade e mobilidade, o PÓS ADM está presente em todas as regiões do Brasil.

 

  1. I.    Excelência FGV

 

Há 70 anos, a Fundação Getulio Vargas é pioneira no campo da educação, sendo referência não só por seus reconhecidos programas de graduação, mestrado, doutorado, mas também pela produção e divulgação de estatísticas macroeconômicas, tais como Índices Gerais de Preços, Índices Setoriais, Preços e Custos, e Indicadores de Preços Agropecuários. Além disso, a FGV é reconhecida nacional e internacionalmente pela sua excelênca acadêmica, sendo:

 

*  Uma das 100 empresas de maior prestígio do Brasil, de acordo com ranking da revista Época Negócios de 2013.

* Uma das 100 instituições de ensino que formam os profissionais mais disputados em todo o mundo, segundo ranking do New York Times.

* Considerada uma dos 30 melhores Think Tanks* do mundo e primeira da América do Sul e Central, segundo Global Go To Think Tank Rankings, 2013.

* Considerada como a Melhor Instituição do Brasil para formar CEO’s, segundo ranking internacional da revista britânica Times Higher Education (THE).

* Líder no ensino brasileiro com classificação máxima, de acordo com o Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação, de 2012.

*  Destaque na formação de empreendedores no país, afirma o jornal Valor Online, de 2013.

* Uma das preferidas das empresas na hora de contratar segundo jornal DataFolha, em 2013.

*  Destaque em rankings do Financial Times, em 2013, com programas de pós-graduação, entre os melhores do mundo, além de líderes na América Latina.

 

*As think tanks (português: usinas de ideias) são organizações que produzem pesquisas, análises e conselhos orientados a política com a tentativa de executar decisões bem informadas sobre a política pública em questão.

 

 

  1.    I.   Acessibilidade e Mobilidade

 

Por ocorrer simultaneamente em mais de 60 cidades do país, o Pós ADM permite que o aluno assista às aulas em qualquer uma dessas cidades, proporcionando uma alta mobilidade durante o período do curso. Este diferencial é adequado para os alunos que trabalham viajando ou que precisem mudar de cidade durante o andamento do curso.  

  

  1. II.   Foco em Teoria e Prática

 

O Pós ADM é um curso presencial e o único em que o aluno contará com a presença de dois professores para alinhar a teoria e a prática, em cada disciplina.

 

O professor executivo, profissional do mercado, que trará para sala de aula a prática, ou seja, a sua experiência profissional, além de ser responsável pela condução das dinâmicas.

 

O professor projetista, docente de uma das escolas de administração da FGV, que apresentará o conteúdo teórico.

 

Desta forma, o aluno conta com o conteúdo teórico de excelência da FGV, em qualquer lugar do país, e com a prática de sua localidade.

 

E, para garantir que esse conteúdo de excelência seja ministrado de maneira uniforme, a tecnologia da transmissão via satélite é utilizada como apoio nesse processo. Por isso, as aulas são ministradas pelos professores projetistas no estúdio de TV da FGV, no Rio de Janeiro. 

 

  1. III.   Parcerias Internacionais

O Módulo Internacional é um forte diferencial para os profissionais que buscam ascensão na carreira executiva. Além disso, essa experiência torna-se uma grande oportunidade para o aluno experimentar o dia a dia em um país multicultural, conhecer novos lugares e fazer o network.

 

As aulas serão disponibilizadas em inglês, com tradução simultânea.

 

Para obtenção do certificado, os alunos devem atingir todas as exigências acadêmicas do Pós ADM na fase nacional e na fase internacional. (Fase nacional: descritas no regulamento do curso. Fase internacional: frequência mínima de 75% nas aulas e conceito 7,0 no trabalho final).

 

  1. IV. Plano de Desenvolvimento Profissional

 

Com o intuito de auxiliar o aluno a construir sua trajetória profissional, o Pós ADM, oferece o Plano de Desenvolvimento Profissional - uma ferramenta on-line, exclusiva e opcional preparada para ajudá-lo a repensar sua carreira, caminhos e escolhas profissionais.

A partir do preenchimento de uma série de informações a respeito de sua trajetória profissional, ambições e qualificações, o aluno tem a oportunidade de tecer um consistente Plano de Desenvolvimento Profissional, contribuindo para o alcance de suas metas de médio e longo prazo.

 

Já ao final do processo, o aluno tem seu Plano de Desenvolvimento Profissional analisado por um especialista, que o ajudará a ter mais consciência das suas forças e dos seus propósitos, colaborando, assim, para a conquista de seus objetivos profissionais. 

 

Com duração de dois meses, o Plano de Desenvolvimento Profissional é opcional e é oferecido em cada semestre para todos os alunos regularmente matriculados no Pós ADM.

 

  1. V. Plano de Desenvolvimento Profissional

 

Com o intuito de auxiliar o aluno a construir sua trajetória profissional, o Pós ADM, oferece o Plano de Desenvolvimento Profissional - uma ferramenta on-line, exclusiva e opcional preparada para ajudá-lo a repensar sua carreira, caminhos e escolhas profissionais.

A partir do preenchimento de uma série de informações a respeito de sua trajetória profissional, ambições e qualificações, o aluno tem a oportunidade de tecer um consistente Plano de Desenvolvimento Profissional, contribuindo para o alcance de suas metas de médio e longo prazo.

 

Já ao final do processo, o aluno tem seu Plano de Desenvolvimento Profissional analisado por um especialista, que o ajudará a ter mais consciência das suas forças e dos seus propósitos, colaborando, assim, para a conquista de seus objetivos profissionais. 

 

Com duração de dois meses, o Plano de Desenvolvimento Profissional é opcional e é oferecido em cada semestre para todos os alunos regularmente matriculados no Pós ADM.

  

  1. VI. Parceria com o Vagas

 

Desenvolvido em parceria com o site Vagas e, com o intuito de estreitar e fortalecer a relação de nossos alunos com o mercado, o Projeto Visibilidade une a visibilidade de nossos alunos e ex-alunos à prática do networking, resultando na criação da Comunidade Pós ADM e do Anuário.

 

Esse projeto é restrito aos alunos do curso. Para participar da Comunidade e do Anuário, o discente precisa se cadastrar no site: http://vagas.com.br/comunidadeposadm.

 

Pioneira em soluções de recrutamento on-line no Brasil, o site Vagas destaca-se como um dos maiores bancos de oportunidades do mercado.

 

Destinada somente aos alunos do curso, a Comunidade Pós ADM conta com a oferta anual de mais de 200 vagas para diversos cargos e áreas.

 

  1. VII. Anuário

 

Apresentado em formato digital, o Anuário é uma ferramenta que reúne, em um único lugar, os principais dados dos alunos que se formaram no Pós ADM, estimulando a troca de informação entre eles e facilitando o processo de networking.

 

Para participar do Anuário, o aluno precisa se cadastrar no site:    http://vagas.com.br/comunidadeposadm.


  1. VIII. Aproveitamento no MBA

 

Os alunos que concluírem o programa Pós ADM terão a possibilidade de aproveitar até 216 h-a das disciplinas cursadas em qualquer um dos cursos de MBA padronizados oferecidos pelo FGV Management, exceto nos cursos de MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Negócios em Setores Específicos da Economia e no MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

 

Esse benefício foi concedido partindo da premissa de que esse aluno possui uma base sólida em gestão (18 meses de curso de especialização Pós ADM) e já adquiriu maior experiência profissional, permitindo, nesse momento, que ele escolha um MBA em uma das áreas de gestão que melhor se encaixe nas suas novas metas profissionais.

 

No MBA escolhido, o aluno cursará: as disciplinas específicas da área de conhecimento, as disciplinas preparatórias para o TCC, bem como elaborará o respectivo TCC. Ao final, o aluno receberá o Certificado de MBA na área específica.

 

Para aproveitar esse benefício especial o aluno terá até, no máximo, 48 meses após a conclusão do Pós ADM para iniciar o novo curso.

Os alunos aprovados em todas as disciplinas do programa Pós ADM receberão o Certificado de Conclusão de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração de Empresas, nível especialização, emitido conjuntamente pela EBAPE - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - e pela EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas.

A Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV oferece conhecimento prático e o melhor conteúdo acadêmico através de uma metodologia inovadora, onde o aluno conta com dois professores a cada aula. Desta forma, os encontros unem o melhor da teoria com o dinamismo da experiência prática.

 

A partir do estúdio próprio da FGV, no Rio de Janeiro, um professor PhD, de uma das Escolas de Administração da Fundação Getulio Vargas, ministra ao vivo cada uma das aulas, transmitindo o que há de mais atual e relevante no conhecimento de gestão moderna. Essa transmissão é feita via satélite, para todas as cidades em que o curso é oferecido.

 

Paralelamente, um professor executivo ministra, presencialmente, a parte prática da aula, utilizando sua experiência gerencial e sua sólida vivência de mercado na condução das dinâmicas em sala de aula. Ao alinhar a teoria apresentada pelo professor PhD com as práticas vivenciadas durante a aula, o professor executivo proporciona um ambiente rico e dinâmico para a construção de conhecimento e de práticas executivas. O resultado é um programa consistente que alia experiência de mercado à expertise acadêmica dos professores da FGV.

 

Após cada aula, as principais colocações feitas pelos alunos durante o encontro são encaminhadas aos professores PhD, responsáveis pela elaboração do conteúdo da aula. Esse feedback é imprescindível, pois funciona como um verdadeiro termômetro, medindo o grau de satisfação aula a aula, em todas as regiões do Brasil. Depois de analisadas, as dúvidas, questionamentos e considerações mais relevantes são discutidas e apresentadas nos encontros seguintes, criando um ambiente contínuo de aprendizado, proporcionando, aos alunos um intercâmbio de conhecimento com perspectivas de todas as regiões do país.

UNIDADE DIAS DE AULAS DATA DE INICIO TURMA PROVA 1A CHAMADA PROVA 2A CHAMADA
BH quartas e quintas semanais 20/03/2019 48 quartas e/ou quintas
Betim quartas e quintas semanais 20/03/2019 POS ADM quartas e/ou quintas