Coordenador da IBS é o mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Coordenador da IBS é o mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis

Data de publicação: 05/12/2018

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da IBS, Walter Coelho de Morais, é o mais novo membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON). A solenidade de posse dos novos acadêmicos será hoje, 05.12, no Auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. Ele assumirá à cátedra nº 5, do patrono Danúbio Barreto Accioly (AL). Além do coordenador, mais cinco cátedras serão preenchidas na cerimônia.

 

Walter falou sobre essa nova conquista em sua vida. “Sinto-me muito honrado, pois esse é um reconhecimento por parte de profissionais no Brasil. Com isso, estou ainda mais motivado a continuar produzindo e disseminando o conhecimento da ciência contábil com maior afinco e com maior responsabilidade. Ter um o assento na ABRACICON, requer competência na área de estudo e compromisso com a consolidação e reconhecimento da ciência contábil no país”.

 

Em 2019, o coordenador defenderá sua tese de Doutorado em Direito e conta quais serão seus próximos passos. “Após esta etapa estarei mais dedicado ao ensino de graduação, lecionar e coordenar cursos de pós-graduação na área de conhecimento, além da produção de estudos e pesquisas e de artigos acadêmico na área da contabilidade”, afirmou.

 

Antes de fazer parte da ABRACICON, Walter já era membro efetivo perpétuo da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Ele é o doutorando em Direito pela PUC Minas, com mestrado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes e especialista em Perícia Contábil, Docência do Ensino Superior e Consultoria Organizacional. Walter ainda é coordenador no Grupo de Estudos Técnicos de Perícia e Arbitragem do CRCMG e conselheiro fiscal da Cooperativa de Crédito Sicoob Nossacoop.

 

O processo para ter direito a cátedra é por meio de regimento, em que há uma indicação formal do profissional no mercado, por dois acadêmicos. Após a assinatura da indicação em documento específico, a assembleia da ABRACICON proclama o acadêmico o que obtiver maioria simples da plenária da academia.

 

A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) é constituída por 80 acadêmicos, representando todo o Brasil e reunindo uma elite cultural cuja maioria é composta por mestres, doutores, escritores com currículos de alta expressão e autores de obras famosas e premiadas internacionalmente. A ABRACICON tem como objetivo promover, divulgar e valorizar atividades que contribuam para o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Contabilidade.